O povoado que deu origem ao município de Buriti – Maranhão teve início quando uma senhora de nome Inácia Vaz se estabeleceu às margens do riacho do Tubi, localizado em um vale entre morros e aí fundou um engenho de cana para fabricação de açúcar mascavo e aguardente.

A abundância de água e a fertilidade das terras adjacentes fizeram com que o engenho prosperasse, propiciando o deslocamento de diversas famílias para o local, constituindo, assim, uma povoação a que deram o nome de Buriti, em razão, talvez do buritizal ali existente.

Após a morte de sua fundadora, a povoação passou a ser chamado Buriti de Inácia Vaz o que foi confirmado por Decreto de 1933, entretanto, em divisões territoriais posteriores, voltou a denominar-se Buriti, nome que conserva até hoje.

Pela Lei provincial n° 1.428, de 12 de abril de 1888 assinada pelo Presidente da Província do Maranhão José Bento de Araújo, Buriti foi elevado à categoria de Vila, tendo sido desmembrado do município de Brejo e passado à cidade através da Lei Estadual n° 159, de 6 de dezembro de 1938, assinada pelo interventor Federal Dr. Paulo Martins de Souza Ramos.